Buscar
  • FA ENGLISHVERSE

Shrove Tuesday – O Dia da Panqueca


Enquanto os brasileiros celebram a terça-feira gorda de carnaval, na Inglaterra, o início da quaresma é marcado com o Shrove Tuesday, o Dia da Panqueca – Conheça essa tradição bem Britânica.


O que é Shrove?

O ato de se confessar, receber uma penitência e ser absolvido de seus pecados é chamado em inglês de shriven, sendo shrove o past tense do verbo.

Na Inglaterra Medieval, antes do início da Quaresma, os fiéis eram chamados pelos sinos das igrejas (conhecidos nesse dia como ‘pancake bells‘) para virem à paróquia confessar os seus pecados, serem absolvidos e abençoados.


Porque panquecas?

Depois de se confessarem, os fiéis passavam o dia comemorando com um banquete.

As panquecas serviam para usar o estoque de manteiga, açúcar e ovos da comunidade, alimentos proibidos durante a quaresma, que acabaram dando nome ao dia – Pancake Day. As panquecas do Dia da Panqueca são servidas com melaço, geléia ou mais tradicionalmente com açúcar e sumo de limão.



O Dia da Panqueca ao redor da Inglaterra

Ainda hoje em vários vilarejos da Inglaterra, o pancake bell é tocado no Shrove Tuesday.

Talvez o mais famoso deles seja em Olney, no condado de Northamptonshire, que realiza anualmente uma corrida desde 1445.


Apenas mulheres vestidas em aventais típicos podem competir. Ao primeiro toque do sino, as panquecas vão para o fogo e o segundo toque inicia a corrida.


Cada mulher deve virar sua panqueca pelo menos 3 vezes ao longo do percurso para não ser desclassificada. Vence quem completar primeiro o percurso entre a igreja de St. Peter e a igreja de St. Paul – uma distância de cerca de 380 metros. O prêmio é um beijo do vigário – Ewww!


Receita clássica de panqueca para o Pankace Day

Para fazer as panquecas mais fáceis, rápidas e deliciosas que você já provou, você vai precisar de:

– Leite Vegetal de sua preferência (amêndoa, soja, arroz, aveia…) – Fermento Químico em Pó – Farinha (branca, integral, flocos de aveia…) – Banana


* Eu sempre uso bananas bem madurinhas (naturalmente mais doces) por isso não sinto necessidade de usar açúcar na massa. Se não estiver usando bananas maduras, ou simplesmente preferir que suas panquecas fiquem mais doces, sinta-se à vontade para adicionar até ½ xícara do açúcar de sua preferência na mistura.

Para um resultado final ainda mais saboroso, sirva suas panquecas com frutas frescas, mel/melado/xaropes, calda de chocolate, chocolate derretido, geleias, creme de avelã e tudo mais que você achar delicioso.


1 – Receita de Panquecas: clássica

– 1 xícara de Leite Vegetal – 1 colher de chá rasa de Fermento – 1 ½ xícara de Farinha Branca – 1 Banana


Como fazer a clássica panqueca (sem ovos, sem leite e sem derivados animais):

– Bata todos os ingredientes num liquidificador até que forme uma massa homogênea. Se desejar, adicione açúcar e um fio de óleo. – Despeje aproximadamente 2 colheres de sopa de massa em uma frigideira (antiaderente ou previamente untada) e deixe cozinhar em fogo baixo até que a massa esteja seca na parte de cima. Vire delicadamente e deixe dourar o outro lado.


* Panquecas de Mirtilo: muito comum nos Estados Unidos, as panquecas de Mirtilos (Ou Blueberries em inglês) estão se popularizando pelo Brasil. Se você também quiser provar essa novidade, basta adicionar ½ xícara de Mirtilos frescos à massa pronta e mexer delicadamente. Depois é só cozinhar como nas instruções acima.


2 – Receita de panquecas de aveia

– 1 xícara de Leite Vegetal – ½ colher de chá de Fermento – 1 ½ xícara de Flocos de Aveia – 1 Banana – 1 colher de chá de Canela (opcional)


Como fazer as panquecas de aveia: – Em um liquidificador, bata a aveia com o leite até que os flocos estejam bem dissolvidos. Adicione fermento e bananas, e bata até que esteja tudo bem incorporado. – Despeje aproximadamente 2 colheres de sopa de massa em uma frigideira (antiaderente ou previamente untada) e deixe cozinhar em fogo baixo até que a massa esteja seca na parte de cima. Vire delicadamente e deixe dourar o outro lado.


* Essa massa engrossa rapidamente, então sinta-se à vontade para adicionar uma colher de sopa de água à mistura sempre que achar necessário.


3 – Receita de panquecas de chocolate

– 1 xícara de Leite Vegetal – 1 ½ xícara de Farinha de sua preferência – ¼ xícara de Achocolatado em Pó (ou 2 c. sopa de Cacau em Pó + 1 c. sopa de açúcar)

– 1 Banana

Como fazer as panquecas de chocolate:

– Bata todos os ingredientes num liquidificador até que forme uma massa homogênea. – Despeje aproximadamente 2 colheres de sopa de massa em uma frigideira (antiaderente ou previamente untada) e deixe cozinhar em fogo baixo até que a massa esteja seca na parte de cima. Vire delicadamente e deixe dourar o outro lado.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo